Parecer da reforma tributária deve ser apresentado para grupo de trabalho no dia 6, diz relator

Publicado em 23/05/2023 20:14 e atualizado em 24/05/2023 07:54

BRASÍLIA (Reuters) - O relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou nesta terça-feira que seu relatório deverá ser apresentado para o grupo de trabalho da proposta na Câmara dos Deputados até o dia 6 de junho.

 

 

"A idéia é que a gente continue conversando com o Ministério (da Fazenda) para, nessa reta final, nós podermos endereçar os temas para finalizar o nosso relatório e apresentá-lo ao grupo de trabalho no dia 6 de junho", disse Ribeiro a jornalistas no após reunião com o ministro da pasta, Fernando Haddad, no ministério.

"O próprio presidente Arthur Lira falou que não entrará em recesso sem apreciar a reforma tributária, então a ideia é que logo em seguida (à apresentação) se tenha essa data definida", garantiu.

Ribeiro disse estar confiante no resultado da apreciação, por considerar que se trata de uma "matéria de Estado" e que, mesmo com discordâncias, tem amplo apoio.

"Eu acho que ela está muito madura. Tem um sentimento geral no país de que o nosso sistema tributário está exaurido. Portanto, acho que esse consenso existe. Não vejo ninguém dizer que não é necessária uma reforma tributária", afirmou.

O relator também destacou que a reforma e o novo marco fiscal são medidas complementares para ampliar a arrecadação e administração de recursos públicos de forma mais sustentável.

"Acho que a aprovação do arcabouço também vai ser muito importante para nós", afirmou, argumentando que a reforma tributária trará crescimento econômico à medida que possa proporcionar uma base mais ampla e aumente a arrecadação.

 

(Por Victor Borges)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026
Confiança da indústria do Brasil sobe em dezembro, mostra FGV
Kremlin diz que Ucrânia deve retirar tropas de Donbas e que telefonema entre Putin e Trump é esperado para breve
Bolsonaro deve passar hoje por novo procedimento para conter soluços
Após reunião com Zelensky, Trump diz que acordo de paz avançou 95%
Paraná Pesquisas: governo Lula é desaprovado por 50,9%; 45,6%, aprovam