Confiança da indústria do Brasil sobe em dezembro, mostra FGV
![]()
29 Dez (Reuters) - A confiança da indústria no Brasil apresentou alta em dezembro sobre o mês anterior, em movimento visto como uma recuperação parcial do indicador, que ainda apresentou queda na comparação anual, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 3,8 pontos na comparação com o mês anterior e atingiu 92,9 pontos, de acordo com os dados da FGV, com 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados apresentando alta da confiança. Frente a dezembro de 2024, o ICI caiu 7,2 pontos.
"Ainda é cedo para ver uma mudança no sentimento de pessimismo dos empresários do setor, uma vez que o resultado tem característica de compensação após uma sequência de meses negativos", disse o economista do FGV Ibre Stéfano Pacini.
O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a avaliação dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, subiu 2,8 pontos no mês na comparação com novembro, para 92,4 pontos, segundo a FGV. Entre os indicadores que compõem o ISA o que exerceu maior influência na alta foi o que mede o nível atual de demanda ao subir 3,1 pontos para 96,5 pontos.
O Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, avançou 4,6 pontos sobre novembro, para 93,4 pontos.
(Por Isabel Versiani)
0 comentário
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026
Confiança da indústria do Brasil sobe em dezembro, mostra FGV
Kremlin diz que Ucrânia deve retirar tropas de Donbas e que telefonema entre Putin e Trump é esperado para breve
Bolsonaro deve passar hoje por novo procedimento para conter soluços
Após reunião com Zelensky, Trump diz que acordo de paz avançou 95%
Paraná Pesquisas: governo Lula é desaprovado por 50,9%; 45,6%, aprovam