Bancos dos EUA podem enfrentar aumento de 20% em exigências de capital, diz jornal

Publicado em 05/06/2023 11:56

(Reuters) - Os reguladores dos Estados Unidos estão se preparando para endurecer as regras para grandes bancos, que podem ter suas exigências de capital elevadas em 20% em média, informou o Wall Street Journal nesta segunda-feira, em medida para aumentar a resiliência do sistema financeiro após uma série de falências de bancos de médio porte este ano.

Os reguladores estão a caminho de propor as mudanças já neste mês, informou o WSJ, citando fontes familiarizadas com o assunto.

No mês passado, o principal funcionário regulador do Federal Reserve disse ao Congresso que o banco central provavelmente revelaria seu plano de aumentar as regras de capital para os bancos durante o verão do hemisfério norte, garantindo que os supervisores policiem os bancos de forma mais agressiva.

O vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, disse que o banco central estava "considerando cuidadosamente" mudanças nas regras para bancos regionais maiores.

O WSJ disse que os valores dos requisitos de capital dependerão dos negócios do banco, com a expectativa de que os megabancos com grandes negócios comerciais recebam os maiores aumentos.

Instituições como Morgan Stanley e a gigante dos cartões de crédito American Express, que dependem fortemente da receita de taxas, também poderão enfrentar grandes aumentos de capital, disse o WSJ.

O Morgan Stanley e a American Express não responderam imediatamente a pedido de comentário da Reuters.

(Reportagem de Baranjot Kaur em Bengaluru)

((Tradução Redação São Paulo))REUTERS BC

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair