Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
![]()
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO, 12 Dez (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira, superando os 161 mil pontos na máxima da sessão, com as ações da Hapvida e da Vivara entre os destaques positivos, em semana de recuperação na bolsa paulista.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,99%, a 160.766,37 pontos, após marcar 161.263,4 pontos e 159.189,1 pontos na mínima do dia. O volume financeiro somou R$20,48 bilhões.
Na semana, o Ibovespa avançou 2,16%.
Na sexta-feira passada, o Ibovespa testou os 165 mil pontos pela primeira vez na sua história, mas o clima azedou após Flávio Bolsonaro se lançar candidato à Presidência, desencadeando uma queda de mais de 4% no fechamento naquele dia.
Ao longo da semana, sem maiores desdobramentos envolvendo o episódio, o clima na B3 acalmou.
"A bolsa experimentou acomodação após o choque provocado pela notícia sobre Flávio Bolsonaro concorrer em 2026", disse o gestor de uma empresa de previdência complementar, vislumbrando uma tendência de recuperação no curto prazo.
"A pancada da notícia já ocorreu. O risco de seguir em frente não está totalmente precificado, mas há possibilidade de a candidatura não se confirmar. Ainda estamos distantes do prazo da definição oficial", afirmou.
Os ajustes na semana também tiveram como pano de fundo decisão de política monetária nos Estados Unidos, com a percepção entre agentes financeiros de um Federal Reserve menos "hawkish" que o esperado.
No Brasil, por sua vez, o Banco Central não sinalizou quando pretende começar um ciclo de cortes na Selic estimado pelo mercado para 2026, enquanto manteve a taxa em 15% ao ano, maior patamar em quase 20 anos.
DESTAQUES
- HAPVIDA ON avançou 5,45%, em mais um dia de recuperação, após renovar mínima histórica de fechamento na quarta-feira. O papel vem sofrendo desde a divulgação do balanço do terceiro trimestre, em meados de novembro. Após um tombo de mais de 40% no primeiro pregão após o resultado, a empresa anunciou um programa de recompra de ações com prazo de 18 meses.
- VIVARA ON subiu 3,45%, após seu conselho de administração eleger Thiago Lima Borges como novo presidente-executivo, em substituição a Icaro Borrello. O colegiado também elegeu Cassiano Lemos da Cunha como diretor de operações, no lugar de Bruno Kruel Denardin.
- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON valorizaram-se 1,06% e 1,22%, respectivamente, mesmo com a fraqueza dos preços do petróleo no exterior, onde o barril sob o contrato Brent fechou em baixa de 0,26%. Na véspera, as ações da estatal tinham encerrado com quedas de mais de 2%.
- ITAÚ UNIBANCO PN avançou 0,89%, após uma semana de sobe e desce. BTG PACTUAL UNIT fechou em alta de 0,93%, enquanto BANCO DO BRASIL ON valorizou-se 0,6%, BRADESCO PN subiu 0,65% e SANTANDER BRASIL UNIT <SANB11.SA> cedeu 0,09%.
- VALE ON terminou com variação negativa de 0,06%, distante da mínima do dia, marcada por ajuste nas ações, que avançaram nos últimos três pregões, acumulando no período uma alta de mais de 3%. Na China, o contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrou a sessão do dia com queda de 0,33%.
- USIMINAS PNA caiu 0,67%, acompanhada de perto pela rival CSN ON, que recuou 0,72%, enquanto GERDAU PN subiu 0,35%. No radar do setor, China planeja implantar um sistema de licenças a partir de 2026 para regulamentar as exportações do metal.
(Por Paula Arend Laier; Edição Igor Sodré)
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair