UE diz que é possível adotar contramedidas em resposta às restrições de terras raras pela China

Publicado em 22/10/2025 14:45

BERLIM (Reuters) - A principal autoridade econômica da União Europeia disse que a Comissão Europeia estava considerando contramedidas em resposta às restrições chinesas às exportações de terras raras, de acordo com uma entrevista ao Handelsblatt publicada nesta quarta-feira.

"Estamos examinando possíveis contramedidas se as condições não melhorarem. Ainda não nomeamos nenhum instrumento específico, mas a discussão está em andamento", disse o comissário de Economia da UE, Valdis Dombrovskis, ao jornal alemão.

"Também estamos coordenando isso com parceiros internacionais - por exemplo, na reunião dos ministros das Finanças do G7 em Washington, de onde acabei de chegar", acrescentou.

Apesar de um acordo firmado em julho com o objetivo de acelerar os embarques para a Europa, a China manteve um controle rígido sobre as exportações de terras raras e, no início deste mês, anunciou a ampliação das restrições.

O chefe de comércio da UE, Maros Sefcovic, disse na terça-feira que deveria se reunir com autoridades chinesas nos próximos dias para encontrar soluções "urgentes" para as exportações de terras raras.

(Reportagem de Rachel More)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vendas de moradias usadas nos EUA caem para menor nível em mais de dois anos em janeiro
Wall Street sobe enquanto os mercados avaliam dados econômicos
Senado da Argentina aprova reforma trabalhista pró-mercado de Milei
Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA caem menos do que o esperado
Exportações para os EUA caem 25,5% em janeiro, aponta Monitor da Amcham
Minério de ferro recua com dados de vendas fracas de automóveis na China