IGP-DI tem queda menor que a esperada em outubro, mostra FGV

Publicado em 07/11/2025 08:43 e atualizado em 07/11/2025 09:55

 

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,03% em outubro, ante elevação de 0,36% no mês anterior, em uma queda menor do que a expectativa de agentes do mercado apurada em pesquisa Reuters, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta sexta-feira.

A expectativa na pesquisa Reuters era de deflação de 0,22%. Com o resultado de outubro, o IGP-DI acumula no ano queda de 1,31%, ao passo que em 12 meses o índice está em alta de 0,73%, segundo a FGV.

A deflação em outubro foi impactada pela queda registrada em produtos agropecuários e de energia, segundo o economista do FGV Ibre Matheus Dias.

"No IPA, destacou-se a queda generalizada de produtos agropecuários com peso significativo na estrutura do índice, como café em grão, trigo em grão, soja em grão e leite in natura, que exerceram pressão deflacionária. Quanto aos preços ao consumidor, passagens aéreas e tarifas de energia elétrica foram os principais responsáveis pela desaceleração", disse ele, segundo comunicado da FGV.

Em outubro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, caiu 0,13%, revertendo a alta do mês anterior quando avançou 0,30%. Destaque para as quedas de 9,71% do trigo em grão (ante queda de 3,08%), de 0,36% da soja em grão (ante alta de 0,07% em setembro) e de 1,30% do café em grão (ante avanço de 14,81% no mês anterior).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), responsável por 30% do IGP-DI, desacelerou a alta para 0,14%, ante avanço de 0,65% em setembro, com destaque para as quedas de 2,83% na tarifa de eletricidade residencial (ante alta de 10,34% em setembro) e de 5,44% em passagens aéreas (ante avanço de 18,91% no mês anterior).

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC-DI), que responde pelos 10% restantes do índice, acelerou a alta para 0,30% em outubro, contra 0,17% registrado em setembro.

O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.

(Por Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vendas de moradias usadas nos EUA caem para menor nível em mais de dois anos em janeiro
Wall Street sobe enquanto os mercados avaliam dados econômicos
Senado da Argentina aprova reforma trabalhista pró-mercado de Milei
Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA caem menos do que o esperado
Exportações para os EUA caem 25,5% em janeiro, aponta Monitor da Amcham
Minério de ferro recua com dados de vendas fracas de automóveis na China