Senadora Ana Amélia relata dificuldades enfrentadas por produtores de carne e de arroz

Publicado em 07/06/2011 08:20
A senadora Ana Amélia (PP-RS) relatou que representantes dos produtores de carne bovina, suína e de frango estavam reunidos nesta segunda-feira (6) com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para avaliar as consequências negativas trazidas pelo embargo declarado pela Rússia a carnes produzidas no Mato Grosso, no Paraná e no Rio Grande do Sul.

A parlamentar afirmou que as alegações para o embargo não se sustentam e aventou a possibilidade de motivações políticas ou diplomáticas para a decisão russa, uma vez que o governo brasileiro ainda não se manifestou sobre a pretensão daquele país de participar da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A representante gaúcha no Senado relatou ainda reunião que teve com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, na última quarta-feira (1º), ao lado de parlamentares gaúchos e catarinenses. Os congressistas reclamaram que as medidas tomadas, desde fevereiro, para aumentar o preço do arroz no mercado interno não estão surtindo efeito. Os agricultores estariam vendendo por um preço menor do que o de custo. O assunto foi discutido na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na última sexta-feira (3).

A senadora aproveitou o pronunciamento para destacar a aprovação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 15/11 - relatado por ela no Senado -, que permite ao governo doar alimentos dos estoques públicos a países que foram atingidos por catástrofes no ano passado. O PLV aumentou a quantidade de arroz que poderá ser doado de 100 mil toneladas para 500 mil toneladas, o que pode minimizar os problemas na rizicultura.

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações da China e de Hong Kong sobem lideradas por setor imobiliário
Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA