Grécia discute pacote de austeridade sob pressão da UE

Publicado em 27/06/2011 08:37
Um ministro da Grécia alertou nesta segunda-feira que será uma "catástrofe" se o parlamento bloquear o pacote de 28 bilhões de euros (US$ 40 bilhões) em aumento de impostos e corte de gastos públicos, após sinais de revolta de alguns deputados do partido do governo.

Sem a aprovação das medidas, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) dizem que não irão desembolsar a quinta parcela do programa de resgate de 110 bilhões de euros. "Eu acredito que (o plano de austeridade) será aprovado. Há preocupações, mas sobretudo há consenso entre o grupo parlamentar do governo para assumir uma responsabilidade comum", disse o ministro grego da Defesa, Panos Beglitis, à TV Skai.

"Votar contra o plano pode trazer grandes dificuldades para o país, bancarrota e moratória", acrescentou ele, advertindo que novas eleições, que seriam consequência inevitável da derrota no Parlamento, seriam uma "catástrofe" para a Grécia.

A votação parlamentar sobre a estrutura geral do pacote de austeridade deve acontecer na quarta-feira e, na quinta-feira, os parlamentares votarão sobre a lei contendo medidas específicas para implementá-lo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos