Abimaq pede maior rapidez no anúncio de medidas para indústria

Publicado em 30/06/2011 08:10
O setor de máquinas e equipamentos reclamou, ontem (29), da demora do governo em anunciar a segunda fase da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que traria medidas de estímulo a indústria nacional. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto, o anúncio da política já foi atrasado três vezes e há várias medidas que o governo poderia tomar para ajudar a indústria no curto prazo.

Entre as medidas, Aubert citou a desoneração total dos investimentos, linhas de financiamento a longo prazo com taxas de juros mais baixas e a perenização do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), além da redução da taxa de juros. "O conjunto dessas três medidas já traria um retorno imediato para a indústria que continua sofrendo com a entrada excessiva de importados", afirmou.

O presidente da entidade ainda citou que uma tributação mais forte do capital especulativo que entra no Brasil também poderia diminuir o impacto negativo da taxa de câmbio atual para o setor e defendeu medidas mais radicais como a quarentena, quando o capital é obrigado a permanecer no país por um período de tempo mais longo.

Segundo Aubert, as reivindicações já foram apresentadas ao governo e a entidade já se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel, que recentemente afirmou que a PDP deve ser anunciada em julho. O presidente da Abimaq também acredita que o setor deve ter uma demanda menor devido ao impacto do aumento dos juros nos próximos meses e também das medidas macroprudenciais, além da questão da entrada de máquinas importadas, que continuaria prejudicando o setor. De janeiro a maio, já houve uma queda de 19,1% dos pedidos em carteira. As informações partem da Agência Leia.

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro