Setor manufatureiro da China cresce menos em junho

Publicado em 01/07/2011 08:53
 Dois indicadores, um oficial e outro privado, mostram uma redução da atividade industrial na China durante o mês de junho. O que evidencia que as medidas restritivas tomadas pelo banco central chinês continuam surtindo efeito.

A Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em inglês), mostrou que o setor manufatureiro do país avançou ao menor ritmo em 28 meses. O Índice de Gerentes de Compra para o segmento registrou 50,9% no mês passado, ou 1,1 ponto percentual abaixo da taxa de maio, de 52%.

Apesar de ter ficado acima da marca de 50%, que expressa crescimento, a leitura acabou inferior àquela estimada por alguns economistas, de 51,5%.

Para o pesquisador do Centro de Pesquisa do Desenvolvimento do Conselho de Estado, Zhang Liqun, a desaceleração verificada de maio para junho sugere que a economia da China deve expandir-se a um ritmo mais moderado neste ano. 

O HSBC também apresentou seu cálculo para o indicador. Na métrica do banco, o índice industrial caiu de 51,6% em maio para 50,1% um mês depois. 
Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos