BB propõe seguro obrigatório para financiamento rural

Publicado em 08/07/2011 09:02
Produtores rurais que obtiverem financiamento subsidiado pelo governo devem contratar seguro para sua produção, essa é a proposta do Banco do Brasil encaminhada pelo seu vice-presidente de agronegócios, Osmar Dias, à equipe econômica. Segundo ele, o risco da operação deve ser dos bancos (públicos e privados), apesar do recurso ser proveniente do Tesouro Nacional. A proposta encontra resistência no Ministério da Fazenda.

"Talvez não seja uma proposta muito simpática, nem para os produtores, mas periodicamente o Brasil está renegociando as dívidas", afirmou Dias. Para ele, a medida poderá baratear a contratação do seguro, devido ao aumento de contratantes.

O modelo do seguro é o que foi lançado para o Plano Safra 2011/2012. Em parceria com a Mapfre, o BB disponibilizará para o produtor o ressarcimento da redução de receitas causadas pela variação do preço no mercado e dará uma garantia do pagamento da diferença de faturamento ocasionada por eventos climáticos.

Como projeto piloto, o seguro será ofertado apenas para os produtores de soja. A expectativa é de que os produtores de milho tenham acesso ao produto na próxima safra. "Estamos garantindo 70% do faturamento que o produtor teria se tudo ocorresse bem com clima e preço. Geralmente são 70% apenas do custo", comentou o vice-presidente.

Com estimativa de atingir R$ 500 milhões, o seguro terá com isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e subsídio federal, em média de 50% do valor do prêmio.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo liberará cerca de R$ 1 bi em emendas parlamentares para RS, diz Pimenta
Ações europeias fecham no maior nível em uma semana; Indra sobe
Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom