BB propõe seguro obrigatório para financiamento rural

Publicado em 08/07/2011 09:02
Produtores rurais que obtiverem financiamento subsidiado pelo governo devem contratar seguro para sua produção, essa é a proposta do Banco do Brasil encaminhada pelo seu vice-presidente de agronegócios, Osmar Dias, à equipe econômica. Segundo ele, o risco da operação deve ser dos bancos (públicos e privados), apesar do recurso ser proveniente do Tesouro Nacional. A proposta encontra resistência no Ministério da Fazenda.

"Talvez não seja uma proposta muito simpática, nem para os produtores, mas periodicamente o Brasil está renegociando as dívidas", afirmou Dias. Para ele, a medida poderá baratear a contratação do seguro, devido ao aumento de contratantes.

O modelo do seguro é o que foi lançado para o Plano Safra 2011/2012. Em parceria com a Mapfre, o BB disponibilizará para o produtor o ressarcimento da redução de receitas causadas pela variação do preço no mercado e dará uma garantia do pagamento da diferença de faturamento ocasionada por eventos climáticos.

Como projeto piloto, o seguro será ofertado apenas para os produtores de soja. A expectativa é de que os produtores de milho tenham acesso ao produto na próxima safra. "Estamos garantindo 70% do faturamento que o produtor teria se tudo ocorresse bem com clima e preço. Geralmente são 70% apenas do custo", comentou o vice-presidente.

Com estimativa de atingir R$ 500 milhões, o seguro terá com isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e subsídio federal, em média de 50% do valor do prêmio.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Trump diz que Zelenskiy "não tem nada até que eu aprove"
Dólar tem leve alta reagindo ao cenário político e aos leilões do BC
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal