Paranaguá e Antonina fecham semestre com alta de 13% na movimentação

Publicado em 20/07/2011 10:30
A movimentação de mercadorias pelos portos de Paranaguá e Antonina cresceu 13% no primeiro semestre de 2011. Foram 19,9 milhões de toneladas movimentadas nos seis primeiros meses do ano, contra 17,68 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. A receita cambial gerada pelas exportações realizadas pelos portos foi de US$ 8,15 bilhões, registrando aumento de 21% em relação à receita registrada no mesmo período do ano anterior.

De acordo com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Maron, o bom desempenho dos portos paranaenses no primeiro semestre é fruto da otimização da estrutura existente. “Estamos trabalhando na busca de recursos para os projetos de expansão, mas, ao mesmo tempo, temos buscado otimizar as estruturas existentes para aumentar a movimentação, apesar das dificuldades. E temos conseguido isso através do diálogo e do compromisso com a evolução dos portos paranaenses”, disse.

A exportação de granéis sólidos cresceu 7% no primeiro semestre, fechando em 9,42 milhões de toneladas exportadas. Considerando apenas a soja, o aumento foi ainda maior: 15% em relação a 2010, fechando o semestre com 3,95 milhões de toneladas exportadas. A exportação de açúcar também foi destaque no semestre, alcançando aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado, com 1,58 milhão de toneladas exportadas.

A importação de fertilizantes também apresentou bom desempenho no semestre. O Porto de Paranaguá continua na liderança nacional na importação do produto, sendo responsável por 44% da importação brasileira de fertilizantes. De janeiro a junho, foram 4,63 milhões de toneladas movimentadas, registrando aumento de 49% em relação ao movimentado em 2010.

A movimentação de veículos registrou alta de 38% nos primeiros seis meses do ano. O Porto de Paranaguá movimentou, até junho de 2011, 95,2 mil unidades de veículos. Em 2010, no mesmo período, foram 68,8 mil unidades.

Liderança – Além da liderança nacional na importação de fertilizantes, o Porto de Paranaguá é líder entre os demais portos brasileiros na exportação de farelo de soja. Sozinho, o porto paranaense é responsável por 37% das exportações do produto. Já considerando as exportações de soja, milho, açúcar e trigo, o Porto de Paranaguá ocupa a vice-liderança nacional sendo que 21% das exportações de soja brasileira saem pelo terminal; 20% do milho; 17% do açúcar e 24% do trigo.

Fonte: APPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética