Itália procura apoio político da UE em meio a turbulência

Publicado em 03/08/2011 08:26
A Itália procurou apoio político europeu nesta quarta-feira, em um momento em que suas ações e seus bônus são alvo de um movimento de vendas de investidores preocupados com a crise de dívida da região e com a desaceleração econômica global.

O ministro da Economia, Giulio Tremonti, reuniu-se com o presidente dos ministros das Finanças da zona do euro, Jean-Claude Juncker, para conversações emergenciais.

O primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, deve dirigir-se ao Parlamento mais tarde, para tentar acalmar os mercados.

UE diz não haver discussão sobre resgate à Itália

Não há discussões sobre um pacote de resgate para a Itália, disse a Comissão Europeia nesta quarta-feira, enquanto bônus e ações italianos eram atacados por temores sobre a crise de dívida da zona do euro e a desaceleração econômica global.

Questionada sobre se havia negociações para uma possível assistência financeira para a Itália, a porta-voz da Comissão disse:

"Não há discussão sobre isso. Nós estamos muito confiantes de que o compromisso dos governos europeus, inclusive dos espanhóis e italianos, no momento do acordo será adotado para que não haja razão para dúvida", disse ela.

Ela disse que a Comissão emitirá um comunicado mais tarde sobre a situação do mercado de dívida soberana, onde os juros dos bônus da Espanha e da Itália dispararam.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética