Após semana de perdas, bolsas europeias abrem em alta

Publicado em 22/08/2011 09:35
As ações europeias recentemente golpeadas se recuperavam nesta segunda-feira, com os papéis da Eni, maior operadora estrangeira de petróleo na Líbia, saltando em meio a esperanças de um fim nos conflitos no país africano. Investidores também eram atraídos pelo valor barato das ações após as recentes quedas.

A companhia italiana de petróleo e gás Eni subia 4,7%, liderando a alta dos papéis de energia, depois que os rebeldes líbios, em luta para acabar com o governo de Muammar Gaddafi que já dura quatro décadas, entraram na capital Trípoli. O índice que acompanha os papéis de petróleo e gás na Europa avançava 1,7%.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações no continente, subia 2,11%, a 929 pontos, às 8h44 (de Brasília), após recuar 1,7% na sexta-feira. O índice ainda acumula queda de 15% neste mês, caminhando para o maior declínio mensal desde seu lançamento, em 1999.

Os setores defensivos, como o de saúde, também registravam ganhos. O índice do segmento apurava valorização de 1,7%, com a Roche em alta de 2,7%. "Tenho certeza de que há alguma caça a barganhas no mercado. As ações podem subir ao longo da semana", disse o estrategista-chefe da Brewin Dolphin, Mike Lenhoff. "Mas, caso o mercado tenha que sustentar uma recuperação, ele precisa ter alguns setores cíclicos, como o bancário e o de mineração, por trás disso. As ações defensivas tendem a estabilizar os mercados, mas não tenho certeza de que elas podem liderar um caminho sustentável para uma recuperação", concluiu.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coca-Cola eleva previsão anual por demanda global e preços maiores
Dólar sobe frente ao real antes de feriado e decisão do Fed
Brasil tem desemprego de 7,9% no tri até março, diz IBGE
Minério de ferro tem queda em sessão antes do feriado, mas caminha para ganhos mensais
Israel entrará em Rafah com ou sem acordo de reféns em Gaza, diz Netanyahu