Bolsas da Ásia fecham com valorização; Xangai avança quase 3%

Publicado em 25/08/2011 08:09
A renúncia de Steve Jobs do cargo de executivo-chefe da Apple repercutiu nos mercados acionários da Ásia nesta quinta-feira. Os investidores acompanharam os papéis do setor de tecnologia e deram atenção ao fechamento de Wall Street ontem, quando o Dow Jones subiu mais de 1% e o Nasdaq aumentou 0,88%.

Os agentes aguardam ainda as palavras do presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, que participa amanhã de evento em Jackson Hole, em Wyoming (EUA). A expectativa é de que o dirigente do banco central americano possa indicar novas medidas de estímulo econômico.

Em Tóquio, o Nikkei 225 aumentou 1,54%, para 8.772,36 pontos. Em Xangai, o Shanghai Composite verificou valorização expressiva, de 2,92%, alcançando 2.615,26 pontos. Foi o avanço mais expressivo em mais de 10 meses, apontou a agência de notícias Xinhua.

O Hang Seng, de Hong Kong, registrou elevação de 1,47%, somando 19.752,48 pontos. O S&P/ASX 200, de Sydney, verificou ampliação de 1,08%, aos 4.212,80 pontos. Em Seul, o Kospi apresentou alta de 0,56%, para 1.764,58 pontos.

Ontem, ao anunciar a saída de Jobs do posto de executivo-chefe da Apple, já foi conhecido o sucessor para o cargo - a vaga vai ser preenchida por Tim Cook, que era diretor operacional da empresa. Jobs continua na Apple, como presidente do conselho de administração.

"A liderança e visão extraordinária de Steve salvou a Apple e guiou a empresa para a posição de companhia de tecnologia mais inovadora e valiosa do mundo", comentou o chairman da Genentech, Art Levinson, em nome do conselho da Apple. Ele complementou que, como presidente do conselho, Jobs vai continuar contribuindo com "sua inspiração, criatividade e intuição únicas".

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA