Preço de alimentos sobe menos, e inflação em SP perde força, diz Fipe

Publicado em 26/09/2011 08:47
Na terceira prévia de setembro, IPC passou de 0,25% para 0,22%. Na mesma apuração, o grupo de despesas com saúde apresentou elevação.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na capital paulista, desacelerou na terceira prévia de setembro, passando de 0,25% para 0,22%. Em relação à terceira prévia do mês anterior, quando a taxa fora de 0,44%, também houve desaceleração. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (26) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O item de despesas que mais contribuiu para o IPC desta semana foi o de alimentação, cujos preços registraram recuo para 0,44%, de 0,59% na pesquisa anterior.

O grupo transportes teve ligeiro recuo, de 0,14% na segunda quadrissemana de setembro para 0,11%. No grupo despesas pessoais, os preços seguiram em deflação: de 0,19% na segunda prévia do mês para - 0,09% nesta apuração.

Na outra ponta, o grupo saúde apresentou elevação: saiu de 0,51% para 0,64% na terceira prévia. Em vestuário, os preços tiveram forte desaceleração. Saíram de 0,45% no segundo levantamento do mês para 0,09% nesta prévia. Em educação, os preços estiveram praticamente estáveis: de 0,05% no segundo índice do mês para 0,06% na terceira leitura. Os preços do grupo habitação tiveram ligeira alta: de 0,15% na segunda prévia para 0,17% no terceiro levantamento de setembro.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da gasolina e do etanol seguem tendência de alta no País de maio, aponta Edenred Ticket Log
Ações na Europa registram ganhos leves em meio à incerteza sobre juros
Autoridades do Fed usam tom cauteloso sobre inflação
BNDES discute com Fazenda linha de crédito para reconstrução do RS, diz diretor
Dólar devolve ganhos e passa a recuar frente ao real com melhora externa