Grécia vai permanecer na zona do euro, sustenta Barroso

Publicado em 28/09/2011 09:37
A Grécia é e vai continuar sendo um integrante da zona do euro, sustentou o presidente da Comissão Europeia, José Durão Barroso. Em discurso ao Parlamento Europeu, ele disse que a Grécia deve implementar seus compromissos plenamente e em tempo. "Em troca, os outros parceiros da zona do euro se comprometem a apoiar a Grécia e entre si".

Assim como colocado no encontro de julho, Barroso disse que os países europeus estão determinados a continuar a apoiar as nações que estão recebendo ajuda "até que reconquistem acesso aos mercados".

"A tarefa de construir uma união de estabilidade e responsabilidade não diz respeito apenas à Grécia. A perspectiva econômica que enfrentamos é muito difícil. Estamos confrontando efeitos negativos de uma reavaliação global de riscos. Assim, é nossa responsabilidade reconstruir a confiança no euro e em nossa união como um todo", afirmou.

Nesse sentido, Barroso disse que os europeus devem tornar imediatamente o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSF, na sigla em inglês) mais forte e mais flexível a fim de que apoie a recapitalização dos bancos, intervenha nos mercados secundários para ajudar a evitar um contágio e realize uma intervenção preventiva.

O representante da Comissão Europeia destacou que, depois que os Estados-membros - ou os contribuintes - ajudarem o setor financeiro, "é a vez de o setor financeiro devolver sua contribuição para a sociedade". Assim sendo, comunicou apoio à proposta de um imposto de transação financeira. Se implementado, ele deve gerar uma receita acima de 55 bilhões de euros por ano, notou.

Barroso se comprometeu ainda a levar adiante propostas sobre o eurobônus, que vão ser "bônus da estabilidade", ou, como explicou, títulos desenhados de uma maneira a premiar aqueles que jogam pelas regras e a deter aqueles que não fazem isso.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética