Cena externa piora e juros fecham com leve baixa na BM&F

Publicado em 28/09/2011 17:04
Depois do forte repique de alta de ontem, os contratos de juros futuros voltaram a perder prêmio de risco na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). O viés de baixa, no entanto, só foi confirmado à tarde, conforme o tom ficou negativo no mercado externo, puxando bolsas e commodities para baixo.

Segundo um operador, nada mais natural que sair vendendo juros a qualquer sinal de fraqueza do quadro externo. Afinal de contas, é com isso que o Banco Central (BC) está contando para dar sequência a seu plano de voo.

Os investidores também operam no aguado do Relatório de Inflação, que será divulgado amanhã. Para o sócio-gestor da Leme Investimentos, Paulo Petrassi, será interessantes olhar a evolução dos prognósticos de inflação.

O especialista lembra que desde a última avaliação do BC, as expectativas para inflação só pioraram, a taxa de juros caiu e o câmbio está bem acima do R$ 1,60 utilizado nas projeções anteriores.

As variáveis que jogam a favor são a piora de cena externa e a menor expectativa de crescimento da economia doméstica. Certamente o Produto Interno Bruto (PIB) de 4% estimado pelo BC será colocado para baixo.

Ainda assim, diz Petrassi, fica difícil imaginar como o modelo apontará para 4,5% de Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2012.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética