Terras Indígenas: Marcada audiência pública com a ministra Gleisi Hoffman na Câmara dos Deputados para dia 8

Publicado em 02/05/2013 17:01
Ministra deve explicar sobre as expropriações executadas pela Funai
Convocada através de requerimento extra pauta na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural pelos deputados federais Domingos Sávio, PSDB/MG e Carlos Heinz, PP/RS, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann comparecerá a Câmara dos Deputados, quarta-feira, dia 08 de maio, para prestar esclarecimentos sobre a expropriação de terras produtivas em todo o Brasil pela Funai.  

De acordo com Domingos Sávio, moradores das zonas rurais com posse de  títulos de propriedade e escrituras estão tendo suas terras expropriadas, ou seja, tomadas pela Funai, causando desta forma, confrontos entre indígenas e produtores rurais resultando, em alguns casos, até em morte.

“Não defendo que os índios fiquem sem suas terras, sem moradia. O que defendo é que isso seja feita de forma justa para ambas as partes; tanto para o índio como para o produtor rural”, esclarece Domingos.

Para o deputado, os equívocos são muitos. Em audiência com o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, no mês passado, o parlamentar apresentou como exemplo o que está acontecendo nos municípios de Pompéu e Martinho Campos, interior do Estado de Minas Gerais, onde os produtores, a cerca de 6 a 8 anos, entraram na justiça para questionar a existência da etnia dos índios apresentados nos documentos da Funai.

A audiência pública com a presença da ministra está marcada para as 10 horas da manhã no plenário 6 da Câmara dos Deputados. 
Fonte: AI Dep. Domingos Sávio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR