Produtores rurais protestam contra demarcações de terras indígenas em Brasília

Publicado em 09/05/2013 12:47
Nesta quarta-feira (8), cerca de 1.700 produtores rurais de vários estados brasileiros foram à Brasília protestar contra as demarcações de terras indígenas pela Funai. Em audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento, para debater o assunto a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, sinalizou que a ideia é buscar soluções e evitar os conflitos.

A ministra ainda se comprometeu a apresentar até o fim deste semestre uma definição de procedimentos claros para os processos de demarcação de terras indígenas. Além disso, o governo deverá submeter à criação de reservas indígenas a outros órgãos como o Incra, Mapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Segundo o Deputado Federal, Luis Carlos Heinze (PP-RS), os parlamentares irão insistir no restabelecimento da Portaria 303 da AGU (Advocacia Geral da União) que coloca parâmetros em cima das demarcações.

Veja abaixo imagens da manifestação e produtores que foram expulsos de suas propriedades, feitas pelo fotógrafo Alessandro Dantas e disponíveis no site da CNA





Confira a imagem feita pela fotógrafa Amanda Lima, e publicada no site do G1

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR