Reunião da FPA com Michel Temer foi transferida para as 18h dessa quarta

Publicado em 15/05/2013 09:03

Está confirmada para esta quarta-feira, dia 15, às 18 horas, no Anexo II do Palácio do Planalto, em Brasília, a reunião dos membros da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA - com o vice-presidente da República, Michel Temer. O grupo de congressistas liderado pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) vai cobrar apoio do governo para instalação da comissão especial que irá analisar a Proposta de Emenda a Constituição – PEC – 215/00, que inclui as demarcações de terras indígenas entre as competências do Congresso Nacional.

A criação do colegiado chegou a ser publicada no dia 11 de abril, porém, as indicações dos membros foram suspensas após um grupo de índios invadir o plenário da Câmara. Na negociação com os líderes indígenas, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), prometeu retomar o assunto só a partir do segundo semestre deste ano. “Não há como esperar mais. Precisamos por um fim nos desmandos da Funai e trazer tranquilidade as milhares de famílias que estão na iminência de perderem seus patrimônios na área rural e também nas cidades”, expõe Heinze. 
 
Os parlamentares também vão cobrar a imediata aplicação da Portaria 303 da Advocacia Geral da União – AGU - que restringe a ampliação de territórios já demarcados. A criação da CPI da Funai também será debatida no encontro com Temer.
 
Além de deputados e senadores, participam da reunião o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da AGU, Luis Inácio Adams, e representantes de proprietários rurais de 10 estados brasileiros.

Fonte: AI Dep. Luis Carlos Heinze

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR