Governador do RS defende direitos de agricultores na demarcação de terras

Publicado em 17/05/2013 08:34

Após a mobilização da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), ocorrida na quarta-feira (15), o governador Tarso Genro recebeu uma comissão de pequenos produtores e sindicalistas para debater o processo de demarcação de terras indígenas em áreas rurais do Estado movido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). O chefe do Executivo reafirmou que o Governo gaúcho defende uma negociação que leve em consideração os direitos dos indígenas, mas preserve também a legitimidade das famílias que estão nestes locais. 

"Esta questão precisa ser resolvida por meio de um processo de negociação que envolva a União e o Ministério Público, além dos agricultores e indígenas", defendeu o governador. "Somos solidários com a inconformidade dos agricultores. Que é justa. Não é justo que eles sejam desalojados sem receber uma justa indenização e sem serem alocados em terras compatíveis", acrescentou. 

O governador se comprometeu a intermediar audiências em Brasília, na Casa Civil, no Ministério da Justiça e na Advocacia-Geral da União (AGU), na próxima semana.

Fonte: Fetraf-Sul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR