Indígenas protestam contra falta de assistência médica e mantém rodovia bloqueada no PA

Publicado em 21/05/2013 12:25

Na manhã desta terça-feira (21), cerca de 100 indígenas mantêm a rodovia BR-222 em Marabá (PA) bloqueada em dois pontos da reserva Mãe Maria. Os índios reivindicam contra a ausência de assistência médica para atender as aldeias e a falta de remédios. O objetivo do protesto é mostrar à sociedade e autoridades brasileiras a situação precária em que os indígenas vivem. 

Em contrapartida, em Sidrolândia (MS) quatro propriedades permanecem ocupadas por índios Terenas, Fazenda Buriti, Cambará, Querência e Santa Helena. A fazenda Buriti, ocupada desde quarta-feira da semana anterior, teve a reintegração de posse determinada pela Justiça Federal, porém, a medida não foi cumprida e os proprietários foram obrigados a deixar o local no último sábado. 

Segundo informações da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), a Fazenda Buriti é a 17ª propriedade invadida entre as cidades de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia. Os índios Terenas pretendem ampliar a aldeia na região de 2.090 hectares para 17 mil hectares.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR