MS: Assembléia pode suspender pautas até posicionamento Federal sobre questões indígenas

Publicado em 23/05/2013 17:52

O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Márcio Monteiro (PSDB), solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), o trancamento das pautas até que o Governo Federal apresente posicionamento concreto sobre as invasões ocorridas nas propriedades rurais do Estado. A solicitação foi reiterada pelos deputados Zé Teixeira (Dem), Mara Caseiro (PTdoB) e Eduardo Rocha (PMDB), durante a audiência pública, ocorrida nessa quinta-feira (23), junto aos produtores rurais e representantes do setor.

Como estratégia, os 24 deputados estaduais vão a Brasília na próxima semana, dispostos a permanecer na Capital Federal até serem recebidos pela ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e por representantes da Presidência da República. Automaticamente, prevê o parlamentar, que esta ação vai interromper a votação dos projetos que tramitam na Assembleia Legislativa.

“Essa casa de leis repudia a omissão do governo federal”, ressaltou Domingos, sob a afirmação que MS é mais um Estado que sofre às ações da Fundação Nacional do Índio (Funai), instituição que incentiva a invasão nas propriedades rurais. O presidente garantiu que fará contato com as presidências das Assembleias Legislativas de Mato Grosso, do Paraná e do Rio Grande do Sul, com objetivo de obter apoio dessas casas legislativas em relação aos litígios de terras.

Apoiado pelos 15 deputados que compareceram à audiência pública, o diretor secretário da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Ruy Fachini, pronunciou-se a favor do produtor rural, Ricardo Bacha, que está com sua propriedade invadida, em Sidrolândia, desde o dia 15 de maio. “É inadmissível que a Polícia Federal não tenha tido agilidade no cumprimento da ordem judicial. E dessa forma verificamos que o Governo Federal se mantém omisso, a ponto de não tomar atitude quanto a situação que gera um pesadelo em 29 municípios do Estado”, enfatizou o dirigente.

O presidente da Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócio da OAB/MS, Lucas Abes Xavier, também apresentou-se à tribuna da audiência inconformado. “Ordem judicial não é feita para ser interpretada. É para ser cumprida”, destacou o advogado, fazendo referência ao descumprimento da ordem judicial para a reintegração de posse na Fazenda Buriti, propriedade de Bacha.

A pedido da Assembleia Legislativa de MS, uma nova audiência com o tema “Por uma demarcação justa e pacífica” foi agendada para a próxima segunda-feira (27), às 13h30. A audiência é iniciativa dos deputados Mara Caseiro e Zé Teixeira, em conjunto com o Sistema Famasul e a Associação dos Municípios de MS (Assomasul).

Fonte: Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas