Demarcação de terras indígenas voltam à pauta em audiência com Michel Temer

Publicado em 29/05/2013 16:10

Os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (28), em audiência com o vice-presidente da república, Michel Temer. A intenção, segundo o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), foi informar o vice-presidente sobre a paralisação nacional que acontecerá no dia 14 de junho e buscar soluções para o entrave entre produtores rurais e indígenas. “Vamos paralisar todo o Brasil nesse dia, pelo fim das demarcações de terras indígenas que estão acontecendo irregularmente em todo o Brasil. Queremos que as demarcações sejam suspensas e revistas”, enfatizou o deputado Colatto. Neste dia, rodovias serão fechadas e acontecerão manifestações em locais onde estejam ocorrendo demarcações, em todo o país.

O parlamentar lembrou que em encontro com a ministra da casa civil Gleisi Hoffmann no início do mês na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara, foi solicitado que sejam interrompidos os processos de demarcação em todo o país, a exemplo do que a ministra ordenou no Paraná e no Rio Grande do Sul, após denúncias contra os laudos da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Ao final da audiência, o vice-presidente, Michel Temer assumiu a responsabilidade de buscar a solução junto ao governo para o impasse das demarcações  expropriam proprietários legítimos e geram conflitos em todo o país. “Essa precisa ser uma decisão de governo”, concluiu Temer.

Este foi o segundo encontro dos parlamentares da FPA com o vice-presidente da República Michel Temer neste mês de maio. O outro momento serviu para apresentar o assunto a Temer, que demonstrou surpresa com o tamanho do problema no país. Naquela ocasião participaram também o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves e o ministro da Advocacia Geral da União Luiz Inácio Adams.

Fonte: AI Dep. Valdir Colatto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR