300 famílias voltam a Suiá Missú, risco de conflito é grande

Publicado em 05/06/2013 08:35

Cerca de 300 famílias retiradas no início deste ano pelo governo federal da antiga Gleba Suiá Missú demarcada como reserva indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso, depois de determinação do STF, retornaram neste domingo, 2, para a vila Posto da Mata. Há cerca de um mês, outra invasão foi registrada pelos indígenas e debelada com força policial.

Os produtores reivindicam o cumprimento da promessa do governo federal de assentar os moradores que foram retirados durante o processo de desintrusão da área que terminou em fevereiro desse ano.

Homens e mulheres querem reaver suas propriedades. Polícia pediu para que produtores deixassem a área e indígenas fizeram ameaças de conflito. 

Os produtores estão acampados em construções que não foram derrubadas como o Posto que o nome ao local, em um Hotel e Igrejas.

Nesta segunda-feira 03/06 o cacique Damião Paradzane enviou uma carta ao governo federal denunciando a invasão e pedindo providências.

De acordo com os produtores eles estão dispostos a ocupar novamente a área, o risco de acontecer um conflito a qualquer momento é grande uma vez que os produtores estão dispostos a lutar pelos seus direitos.

As forças polícia já foram acionadas e estão se dirigindo para a área.

Veja mais informações no site da Agência da Notícia

Fonte: Agência da Notícia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas