Comissão cria três grupos para resolver questão indígena em MS

Publicado em 28/06/2013 10:00 e atualizado em 28/06/2013 15:25
Trabalhos terão frentes específicas e começam na próxima semana. Grupo tem até 5 de agosto para encaminhar soluções ao conflito em MS.

G1 MS

Após se reunirem durante a última quinta-feira (27) na governadoria, em Campo Grande, integrantes da comissão, criada no dia 20 de junho para tentar dar fim ao conflito agrário em Mato Grosso do Sul, definiu a criação de três grupos. O encontro, que começou pela manhã, terminou por volta das 16h (de MS) e reuniu cerca de 40 pessoas.
A secretária-executiva do Ministério da Justiça, Márcia Pelegrini, participou da reunião, mas deixou a governadoria sem falar com a imprensa. A presidente interina da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, explicou a forma de atuação dos grupos.
Segundo ela, um vai discutir a questão jurídica e as formas concretas para viabilizar soluções. O segundo vai ficar responsável pela avaliação e titulação de áreas como compra de terras e desapropriação, enquanto o terceiro grupo vai fazer o mapa da situação fundiária no estado.

Leia a reportagem na íntegra no site G1 MS:

 

Reunião cria grupos para avaliar áreas que podem ser compradas em MS

Campo Grande News

Ao contrário do que se esperava pela manhã, o resultado da reunião realizada nessa quinta-feira (27) entre autoridades, ruralistas, lideranças indígenas e poder público não terminou com a decisão da saída imediata dos cerca de 1 mil índios que ocupam a fazenda Esperança, em Aquidauana.

Mas o resultado foi a criação de três grupos que a partir da próxima segunda-feira (01) irão trabalhar para encontrar uma solução para o impasse. 

Na avaliação da presidente interina da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, a reunião foi positiva para ambos os lados.

Ela explica que o primeiro grupo vai analisar as questões jurídicas, como as possíveis indenizações, compras de terras ou permutas.

O segundo deve avaliar 53 áreas e identificar no mapa de Mato Grosso do Sul quais são os pontos mais críticos em relação aos conflitos. Já o terceiro, foi criado para fazer um mapa da regularização fundiária do Estado. O objetivo é identificar terras onde existe disputa e propriedades que estão em processo de regularização.

 

Leia a reportagem na íntegra no site Campo Grande News: 

 

 

Fonte: G1 MS + Campo Grande News

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas