Grupo tranca rodovia no 2º dia contra ampliação de reserva indígena em MT

Publicado em 02/07/2013 12:26

Produtores rurais e madeireiros de Apiacás, a 1.005 km de Cuiabá, continuaram a bloquear trecho da MT-206 nesta terça-feira (2) em protesto contra a demarcação da reserva indígena Kayabi, nos limites de Apiacás e Jacareacanga (PA). Desde a madrugada de segunda-feira (1º), cerca de 1.300 manifestantes estão trancando trecho de uma ponte sobre o Rio Paranaíta e permitindo somente a passagem de ambulâncias. O bloqueio ocorre por tempo indeterminado.

Os moradores são contra a criação do Parque Nacional do Juruena, que amplia a área indígena Kayabi, e, por isso, pedem a revogação da portaria que trata da demarcação da reserva, pois terão que deixar a área reconhecida como pertencente aos indígenas.

Veja a notícia na íntegra no site do Agrodebate

Em MT, protesto contra avanço das demarcações de terras indígenas reúne 5 mil pessoas nesta segunda (1)

Cerca de cinco mil pessoas participaram nesta segunda-feira de um protesto organizado por sindicatos, associações e entidades de classe contra a ampliação em cerca de 720% da reserva indígena Kayabi no município de Apiacás, em Mato Grosso. A área que até 1999 era de 127 mil hectares passou para 1,053 milhão de hectares, que vai de Apiacás até Jacareacanga (PA). O decreto de homologação da área ampliada foi publicado no Diário Oficial da União em abril. Cerca de 350 famílias serão atingidas e terão de deixar a área.

Os manifestantes bloquearam a MT-206 num trecho de ponte sobre o Rio Paranaíta. De acordo com o produtor Jeremias Prado Santos, o bloqueio começou na madrugada desta segunda e impediu o acesso ao canteiro de obras da Usina Teles Pires. Por causa da manifestação, o comércio e órgãos públicos não funcionaram.

Leia a notícia na íntegra no site do Estadão.

Fonte: Agrodebate+O Estado de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR