Soluções para questões indígenas no MS devem ser apresentadas nesta segunda

Publicado em 05/08/2013 08:47

A comissão implantada pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, deve apresentar nesta segunda-feira (5) soluções para tentar resolver o conflito por terras entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul.

O grupo foi instituído no dia 20 de junho, quando iniciou estudos com o objetivo de apontar caminhos para solucionar o impasse. Entre os mecanismos que estiveram na pauta do fórum estão a avaliação de valores das terras, indenização de fazendeiros e desapropriação de áreas.

Também formam a comissão representantes do governo do estado, Ministério da Justiça, Advocacia-Geral da União (AGU), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), produtores rurais e índios. O grupo deve utilizar relatório do CNJ, aprovado no dia 24 de julho, que aponta seis caminhos para resolver o conflito por terras no estado.

Desde o início, a região de Buriti, em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, foi tratada como prioridade. Um indígena de 36 anos morreu no local no dia 30 de maio durante cumprimento de reintegração de posse.

Leia a notícia na íntegra no site do G1 MS.

Fonte: G1 MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR