Ministros são convidados para debater apoio a famílias retiradas da Suiá Missú

Publicado em 20/08/2013 17:46

Três ministros do governo federal foram convidados para uma audiência pública nesta quarta-feira (21), às 9h30, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, para falar sobre a adoção de providências para proteger as famílias de agricultores desalojadas da gleba Suiá Missu, no município de Alto Boa Vista (MT), para a demarcação de um território Xavante.

O deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), autor do requerimento da audiência e do convite aos ministros, cobrou um plano de ação do governo “para minimizar a angústia e o sofrimento das famílias abruptamente desalojadas”. A decisão judicial que deu origem ao despejo, diz ele, foi baseada “numa demarcação absolutamente sem critérios, feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que deslocou o território Xavante para dentro da área ocupada há mais de 30 anos por não índios”.

Valtenir Pereira lembra que na comunidade de agricultores despejados “existem idosos, crianças, mulheres, pessoas doentes. A dignidade humana é igual e deve ser respeitada para índios e não índios”. Por isso, cobra o deputado, “se o governo federal, via Funai, teve o trabalho de proteger o direito da comunidade indígena, também teria que ter tido o mesmo trabalho para elaborar um plano de ação visando mitigar os efeitos dessa ação – e não jogar ao relento as famílias de trabalhadores da gleba Suiá Missu”. 

Foram convidados:
- o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; 
- a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; e 
- a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. 

A audiência será realizada no Plenário 9.

Fonte: Câmara Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR