Comissão especial da PEC da demarcação das terras indígenas será instalada em 4 de setembro

Publicado em 21/08/2013 18:03

Os deputados da Frente Parlamentar do Agronegócio pediram ao governo uma posição mais firme em relação à demarcação de terras indígenas. Eles participaram de uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nesta quarta-feira (21), acompanhados pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Na ocasião, segundo o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), Henrique Eduardo Alves confirmou a instalação da comissão especial da PEC 215/00 para o dia 4 de setembro. A proposta transfere para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de áreas indígenas. O deputado Jerônimo Goergen lembrou que o Ministério da Justiça já havia se manifestado pela inconstitucionalidade dessa PEC.

Goergen informou também a intenção de acelerar a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 227/12, que regulamenta as demarcações de terras indígenas, conforme prevê o artigo 231 da Constituição.

Agricultores protestam
Do lado de fora do ministério, agricultores do Maranhão protestavam contra a demarcação da reserva Awá-Guajá. Segundo os parlamentares, uma nova reunião deve ocorrer na próxima semana para discutir sobre essa reserva, possivelmente no MJ, de acordo com o deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA).

Ministra Gleisi
Goergen informou ainda da disposição da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em receber os deputados ruralistas para discutir a demarcação de terras indígenas. A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou a convocação da ministra.

Segundo Goergen, com essa disposição da ministra, a convocação não deve ocorrer, pelo menos agora, e ele espera que o encontro seja agendado para a primeira semana de setembro.

“Enrolação”
O coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio, deputado Luís Carlos Heinze (PP-RS), saiu da reunião dizendo que não houve muitos avanços, já que o governo manteve a sua postura de “só enrolação” nessa questão das terras indígenas.

Fonte: Câmara Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR