Questões Indígenas: 'Pobres contra pobres', diz Wagner sobre conflito na região sul da Bahia

Publicado em 09/09/2013 09:28

Durante os festejos pelo 7 de Setembro em Salvador neste sábado (7), o governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, falou sobre o conflito entre produtores rurais e indígenas na região sul do estado. A localidade conhecida como Serra do Padeiro, entre Buerarema, Una e Ilhéus, é alvo da disputa. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), indígenas estão ocupando fazendas na Terra Indígena Tupinambá de Olivença, que pertence aos índios Tupinambás.

"Nós estamos trabalhando, eu tive uma conversa com o ministro Eduardo Cardozo, acredito que quinta-feira a gente tenha uma reunião ou aqui ou na própria região com representantes [do Ministério da Justiça] e, eventualmente, a própria presença do ministro", afirma Wagner.

O político se refere ao impasse por terras como "traumático", destacando a necessidade do povo indígena, protegido por lei, e o vínculo dos produtores rurais à terra, sem alternativa de subsistência. "Nós estamos vendo aí uma questão de pobres contra pobres. Porque na verdade, quando eu demarco a terra, eu reloco os índios e desloco pessoas que são pequenos agricultores, que não têm outra fonte de renda. Então é um trauma e é por isso que esse trauma está marcando a cidade. A nossa primeira preocupação é que a gente aguarde o desfecho legal, jurídico, dessa questão, sem que haja essas invasões e troca de violência", destaca.

Leia a notícia na íntegra no site do G1 BA.

Fonte: G1 BA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR