Comissão pode apresentar projetos sobre terras indígenas e direito de greve

Publicado em 19/09/2013 10:31

A Comissão Mista de Consolidação de Leis e de Dispositivos Constitucionais se reúne nesta quinta-feira (19), às 14 horas, para apresentar dois projetos de lei complementar: um que regulamenta a demarcação de terras indígenas e outro que regulamenta o direito de greve dos servidores públicos.

A demarcação de terras indígenas tem causado polêmica entre indígenas e ruralistas. Na Câmara, tramita proposta que transfere, do Executivo para o Legislativo, a palavra final sobre a demarcação dessas terras (PEC 215/00). Os índios são contra a medida e, em protesto, chegaram a invadir o Plenário em abril deste ano.

A comissão mista recebeu uma proposta da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, que regulamenta o artigo da Constituição que trata da demarcação (art. 231). A proposta cria regras claras sobre o que pode ou não ser demarcado, como perímetro urbano, instalações militares, unidades de proteção ambiental integral, e áreas rurais já consolidadas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

Já o direito de greve é tema de debate na Câmara há mais de 20 anos. Diversas propostas que regulamentam o assunto aguardam votação na Casa.

Os projetos que serão apresentados na comissão mista são uma tentativa de resolver o impasse sobre matérias polêmicas.

A reunião será realizada no Plenário 15 da ala Alexandre Costa, no Senado.

Fonte: Agência Câmara Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR