Índios ocupam novas terras no Maranhão

Publicado em 23/09/2013 09:40

Desde sábado (14), 118 famílias ocuparam um terreno no Parque Amazonas e as casas já começaram a ser construídas. O clima no local tem sido tenso nos últimos dias. Uma família de índios mora lá e diz que a área, de 23.650m², pertence à Fundação Nacional do Índio (Funai). “Essa terra é nossa e tem documento”, defendeu o índio Eduardo Lopes Oliveira Guajajara. Conforme ele, a área é resultado de uma troca entre a Funai e o ex-prefeito de Imperatriz, Davi Alves Silva, já falecido, para a construção da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). “O finado Davi era o dono dessa chácara. Foi trocado. Não tem a Ufma? Aquele era nossa. Aqui era a Casa de Saúde”, disse.

Já os ocupantes negam a informação. “Há especulações de que é uma área particular. Estivemos nos certificando na Receita Municipal e lá não tem nada em nome da Funai. Fomos na parte cartorial e também não tem”, afirmou o pensionista e um dos líderes do movimento, Itamar Rodrigues. De acordo com ele, a informação que os ocupantes possuem é que a terra pertencia a Davi Alves Silva.

Leia a notícia na íntegra no site do Jornal Correio Popular Online.

Fonte: Jornal Correio Popular Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR