No Valor: BNDES destina R$ 16,4 milhões para áreas indígenas no Amazonas

Publicado em 28/01/2014 14:51 e atualizado em 28/01/2014 16:11

O Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aprovou apoio de R$ 16,4 milhões para o Estado do Amazonas desenvolver um projeto de gestão ambiental sustentável das terras indígenas.

O programa, com prazo de 36 meses, abrange cerca de 50% dos territórios indígenas do Estado (16,2 milhões de hectares), beneficiando uma população de 35 mil índios, direta e indiretamente.

As atividades produtivas do projeto, alinhado aos objetivos da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI), foram definidas pelos próprios índios, público-alvo prioritário do Fundo Amazônia.

Leia a notícia na íntegra no site do Valor Econômico.

 

Explicação do calote

Conversa na Aneel

Boa parte da bancada gaúcha do Congresso anda revoltada com o governo. Cooperativas responsáveis pela distribuição de energia no Sul do país estão sem receber os recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) desde o final do ano passado. A brincadeira representa 30% do caixa dos cooperativados.

Recentemente, Jerônimo Goergen, do PP-RS, bateu à porta do diretor-presidente da Aneel, Romeu Rufino, e saiu com uma resposta tão convincente quanto desalentadora:

- Na ocasião, o pagamento já não era feito havia dois meses, e o presidente da Aneel deixou claro que o governo não iria pagar para conseguir atingir a meta do superávit. O ano acabou, vamos entrar em fevereiro, e a as cooperativas continuam sem a CDE.

Por Lauro Jardim

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas