Demarcação de terras indígenas será discutida no Pará

Publicado em 04/04/2014 14:52

Conferência sobre o processo de demarcação de terras indígenas será promovida na próxima segunda-feira (7/4), a partir das 14, na Câmara Municipal de Marabá (PA). Coordenado pelo deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), o evento integra o calendário de audiências públicas da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, criada para debater,  em âmbito nacional,  a PEC 215/00 que propõe a participação do Congresso Nacional nas discussões e decisões das demarcações das terras indígenas, atividade atualmente exclusiva da Funai.

Outras reuniões serão programadas para debater o assunto em todo o Brasil. “Queremos democratizar e dar transparência aos debates deste polêmico tema. É papel do Congresso Nacional proporcionar aos diferentes segmentos da sociedade  maior participação para que possamos colher  sugestões com vistas a aprimorar e, se for o caso, elaborar uma nova legislação sobre os índios”, explicou Giovanni.  A Comissão Especial da PEC 215/00 é presidida pelo deputado Afonso Florence (PT-BA) e tem como relator o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Fonte: Frente Parl. da Agropecuária

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas