Qual é o melhor candidato para resolver a Questão Indígena

Publicado em 15/07/2014 12:47 e atualizado em 16/07/2014 09:45
Em decorrência da recente polêmica sobre o posicionamento político da Equipe do Blog Questão Indígena este post está sendo publicado.

O Blog Questão Indígena considera um erro acreditar que o PSDB é alternativa política ao PT. O fato de o PT ser uma desgraça não transforma o PSDB em salvação. Historicamente, a velocidade das demarcações esteve mais ligado à abertura do presidente à ONGs e à opinião pública internacional do que a partido político.

O blog está envolvido com esse tema indígena a tempo suficiente para ter a clareza de que não foi o PT quem inventou a Funai, nem o indigenismo radical. O arcabouço legal usado pelos indigenistas contra os produtores rurais é fruto da correlação de forças da constituição de 1988. Todos os governo democráticos, Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma, usaram a lei contra os agricultores.

A virulência da ação dos indigenistas nos governos sempre esteve ligada à importância que os governantes deram às pressões internacionais e às ONGs. Presidente mais aberto a pressão internacional, demarca mais. Presidente menos aberto a pressão internacional demarca menos. Por essa razão, Collor, de direita, Fernando Henrique e Lula, de esquerda, foram os presidentes que mais demarcaram terras indígenas, enquanto Dilma, de esquerda, foi a que menos demarcou.

É uma ilusão pueril, quase uma burrice, achar que retirar o PT do poder significa resolver a Questão Indígena. O que não significa que manter o PT no poder implicará em solução.

A solução da atual Questão Indígena passa por uma dura e difícil alteração legislativa. Quem assumir o governo no próximo ano, quem quer que seja, precisará encarar as pressões políticas de ONGs e de governos internacionais para não mexer na lei. Quem quer que ganhe as próximas eleições, inclusive Aécio Neves, precisará ser duramente pressionado para mover a máquina política na busca de uma solução. Sem pressão ninguém, nem Aécio, nem Dilma, se moverá.

Por essa razão é bom que os candidatos se comprometam antes da eleição com o tema. Elaboramos um abaixo assinado destinado aos candidatos à presidência da República pedindo que eles apresentem suas propostas para solução dos conflitos entre índios e produtores rurais. Dessa forma poderemos forçar uma decisão antes da eleição e cobrar as propostas apresentadas depois.

Assine e divulgue nas redes sociais e entre seus amigos. Quanto mais gente assinar, maior a chance de que os candidatos respondam. 

 


 

 

 

Fonte: Blog Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas