Novo conflito no Paraná: Índios kaingang invadem fazenda no município de Palmas e ameaçam invadir outras áreas

Publicado em 10/10/2014 18:05

Um grupo de índios fortemente armados invadiram na madrugada de ontem (09) uma fazenda no município de Palmas, região sul do Paraná. A área, denominada Fazenda Santa Marina, fica nas proximidades da Terra Indígena de Palmas e está sendo reivindicada pelos índios. Kaigangs de várias aldeias do Oeste catarinense também estão no local. A ação conta com mais de 200 indígenas.

O cacique Maurí dos Santos Oliveira diz que a mobilização ocorreu após um novo levantamento antropológico da Funai que indica que a área de 90 alqueires está dentro do território indígena. Baseado nessa informação o grupo mobilizou índios de outras aldeias do Paraná e Santa Catarina, como Toldo Imbu, Ximbange e Condá, que estão participando da nova invasão. Na tarde desta sexta-feira indígenas da terra de Mangueirinha reforçaram o movimento.

Oliveira diz ainda que, além da retomada em Palmas, a movimentação deverá ocorrer em várias outras áreas de terras no Paraná e Santa Catarina após entendimento entre os caciques de várias aldeias.

Não há qualquer estudo na Funai para revisão dos limites da Terra Indígena de Palmas. A propriedade invadida pertence ao produtor rural Miguel Covatti que produz trigo e aveia. O produtor tentou negociar com os índios, mas foi impedido de entrar no imóvel. Covatti já solicitou a reintegração de posse do imóvel.

O imóvel já foi invadido há três anos, mas os índios foram retirados por força de uma decisão judicial.

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR