Polícia Federal deflagra mega operação em terra indígena no Rio Grande do Sul

Publicado em 17/11/2014 17:33

Agentes da Polícia Federal e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul invadiram na madrugada desta segunda-feira (17) a Terra Indígena Votouro-Kandóia, em Faxinalzinho, no norte do estado. A mega operação mobilizou centenas de homens equipados com armamentos pesados, viaturas, helicópteros, cães e a cavalaria da Brigada Militar gaúcha. Os polícias executaram 22 mandados de busca e apreensão na área, relativos ao inquérito policial que investiga o assassinato de dois agricultores cometido por índios kaingang no mês de abril na região. No início de maio, cinco índios, incluindo o cacique, foram presos preventivamente. Eles foram liberados após 40 dias.

Os policiais fotografaram todos os homens da comunidade e coletaram amostras de saliva que serão comparadas com material genético encontrado no local do assassinato dos dois agricultores.

O procurador da República de Erechim também acompanhou a operação. O Ministério Público Federal (MPF) aguarda o resultado do inquérito policial para dar andamento ao caso.

Em abril, os dois agricultores foram mortos próximo à estrada que liga Erval Grande a Faxinalzinho, no Norte. As vítimas, que eram irmãos, tentaram abrir passagem para caminhões carregados com ração em bloqueio feito pelos índios na estrada. Houve discussão, e os produtores fugiram, mas foram mortos a golpes de facões, pauladas e tiros de espingarda pelos índios.

Imagem: Rádio Uirapuru

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas