Alceu Moreira presidirá CPI para investigar fraudes na Funai e no Incra

Publicado em 12/11/2015 06:36

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) foi eleito hoje presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar possíveis fraudes na Fundação Nacional do Índio (Funai) e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsáveis pela identificação e demarcação de terras indígenas e quilombolas. Moreira foi eleito com 18 votos a favor e um em branco.

Por meio de nota, o deputado ruralista afirmou que a comissão deve focar o trabalho na investigação das denúncias sobre laudos antropológicos fraudulentos e adiantou que no fim do prazo previsto de 120 dias pretende apresentar uma proposta que sirva de modelo de política pública para as comunidades indígenas e quilombolas.

Moreira garantiu que a CPI não será usada para “palanque político ou atos autoritários por quem quer que seja”. Segundo ele, “todos serão ouvidos e ninguém na comissão atuará contra os interesses de indígenas e quilombolas, mas na investigação das denúncias de fraude".

Ao ser questionado sobre as tentativas do PT para impedir a criação da CPI – por meio de recursos junto à Câmara dos Deputados e no Supremo Tribunal Federal (STF) -, ele defendeu a necessidade das investigações. "Quem não deve, não teme", arrematou.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas