Indígenas voltam a protestar no DF por manutenção de decretos

Publicado em 20/05/2016 15:44

Indígenas da etnia guarani-kaiowá protestaram em frente ao Palácio do Planalto nesta sexta-feira (20) contra uma eventual suspensão, por parte do presidente em exercício, Michel Temer, de decretos relacionados à reforma agrária assinados pela presidente afastada Dilma Rousseff em 1º de abril. Havia 50 pessoas no ato por volta de 11h40. O grupo é do Mato Grosso do Sul.

Os 21 decretos assinados por Dilma desapropriaram 56 mil hectares de terra pelo país. Reportagem do jornal "O Globo" aponta que o presidente em exercício, Michel Temer, orientou que a Casa Civil realizasse um pente-fino em todos as ações aprovadas pela presidente afastada daquele mês. O governo não reconhece formalmente que pretende rever os decretos.

Os indígenas carregavam faixas com os dizeres "STF: pelo reconhecimento do nosso direito de acesso à Justiça", "Temer: basta de golpes e retrocessos contra nossos direitos. Demarcação já!" e "STF: contra o marco temporal. Pelo direito às nossas terras!". A Polícia Militar impediu que os indígenas ficassem em frente ao palácio. Eles ocuparam o canteiro atrás do Congresso Nacional. Não houve conflito.

Confira a notícia na íntegra no site do G1 DF

Fonte: G1 DF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR