TRF mantém reintegração de posse de fazenda ocupada por índios no PR

Publicado em 06/07/2016 08:08

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a liminar que determina a reintegração de posse da fazenda Passo Liso, em Laranjeiras do Sul, no centro-oeste do Paraná. A informação foi divulgada nesta terça-feira (5).

Índios tomaram a área no fim de 2015, com a alegação de que eram donos dela. Em março de 2016, as polícias Federal e Militarcumpriram a ordem de retirá-los de lá.

Pela ocupação, os donos da fazenda processaram a União, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o cacique da comunidade, formada pelas etnias Guarani e Caigangue, com o relato de ameaças, violência física, destruição de bens e matança de animais.

União e Funai recorreram ao tribunal contra a reintegração, argumentando que a comunidade indígena teria "posse imemorial" (posse histórica) sobre a área.

O desembargador Fernando Quadros da Silva, relator do caso, no entanto, manteve a decisão.

“Quanto à caracterização da área em comento como de tradicional ocupação indígena, não houve a conclusão do processo demarcatório capaz de dar a certeza de que a área em questão está inserida na referida terra”, afirmou o desembargador.

“Havendo dúvidas com relação a serem as terras objeto do litígio tradicionalmente ocupadas por índios, depende o caso de profunda instrução processual”, acrescentou.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - PR.

Fonte: G1 - PR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR