Soja: Importações da China podem chegar ao recorde de 56 mi t este ano

Publicado em 12/03/2012 10:04
Em um momento da demanda em constante crescimento, as importações de soja da China neste ano podem aumentar 7,7% e registrar um recorde. 

Segundo informações da Administração Estatal de Grãos do país, as compras chinesas da oleaginosa podem chegar a 56 milhões de toneladas no ano comercial que termina no dia 31 de dezembro, ante as 52 milhões importadas no ano passado.

De 2005 a 2011, as compras por parte da nação asiática dobraram de volume em função do aumento da renda e do movimento de urbanização da população, fatores que estimularam a demanda por carnes, aves e laticínios. 

Agora, o "encolhimento" dos recursos hídricos e de terras aptas para o plantio estão testando a autossuficiência em grãos da China. Assim como acontece com o petróleo, a dependência do país por soja importada excede os 50%. 

Esse aumento das compras por parte da nação asiática pode ainda estimular um novo rally de preços no mercado internacional da soja. Analistas afirmam que as cotações podem chegar a subir 10%. 

Com informações da Bloomberg. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA
Soja/Cepea: Valorização do farelo e clima adverso mantêm preços do grão em alta
Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil