Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Segundo levantamento da StoneX, a soja safrinha paraguaia, cuja colheita atinge 10% de avanço, registrou significativa redução da produção, com destaque para a queda no Alto Paraná, principal departamento produtor do país.
“As chuvas mal distribuídas fizeram que as 1,60 toneladas por hectare previstas inicialmente caíssem para 1,50 ton/ha. Como o Alto Paraná representa 65% de toda a área plantada para a safrinha da soja, qualquer variação negativa acaba afetando o balanço total”, explica a analista de inteligência de mercado do grupo, Larissa Barboza Alvarez.
Somando à primeira safra de soja do país, 100% colhida, também com registros de perda no rendimento devido ao clima seco, espera-se uma produção de 9,79 milhões de toneladas de oleaginosa paraguaia.
Com relação à comercialização, a StoneX estima que entre 60% e 62% do total da soja esteja comercializada. “Um ponto chave são os compromissos financeiros dos agricultores quanto à compra de insumos, principalmente de fertilizantes, cujos vencimentos costumam ser em abril. Porém, viu-se um remanejamento dessa data, a pedido dos produtores para a extensão do prazo até maio de 2024, na expectativa de um aumento dos preços em Chicago para conseguir um melhor resultado”, afirma Larissa.
Caso os pagamentos não sejam realizados até o quinto mês do ano, juros passariam a pesar na conta, o que deve incentivar a comercialização nas próximas semanas, lembrando que, no mesmo período do ano passado, 80% da produção de soja já estava comercializada.
0 comentário
Soja fecha no vermelho em Chicago com mercado digerindo safra maior nos EUA
AgRural: Plantio de soja do Brasil salta para 15% com melhora das chuvas em áreas secas
Soja abre semana em baixa em Chicago com colheita dos EUA voltando a pressionar
Plantio de soja no Brasil vai a quase 20% da área, em ritmo recorde, diz Pátria
Pátria: Brasil tem quase 20% de área plantada, superando forte mesmo período de 2025
Apesar de pressão agressiva do USDA, soja retoma fôlego e fecha em alta na Bolsa de Chicago nesta 6ª