Soja: Pragas atacam lavouras e obrigam replantio da planta

Publicado em 14/11/2012 17:03
Com o plantio da soja avançando ou concluído em boa parte do Brasil, a preocupação dos produtores agora se volta aos tratos culturais nas lavouras.

Em Chapadão do Céu (GO) uma nova praga atinge as lavouras de soja. Conhecida cientificamente como sarasinula linguaeformis, o molusco ataca a soja sempre à noite e, durante o dia, fica submerso no solo. Segundo o Engenheiro Agrônomo da Itajaplan, Adolfo Martins, a planta normalmente é atacada por várias lesmas que podem devorar 100% da soja em uma única noite.

Segundo técnico agrícola da Agromano, Lincoln Ferreira, os ataques da praga já resultaram no replantio de áreas no município.
 
A praga ainda é desconhecida dos produtores de Chapadão do Céu, mas de acordo com Martins, há registros de sua incidência em outras regiões, como São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com o agrônomo a praga registra maior incidência em cima da palhada de milho após o plantio direto da soja. Segundo Martins, a lesma pode atacar também outras culturas, como o próprio milho.

O combate ao molusco acontece por meio de uma isca com princípio ativo de metaldeído, muito usado no combate a lesmas e caracóis.

Já no Mato Grosso, um velho conhecido do produtor agora ataca as lavouras de soja. Em Vera, a lagarta-da-maçã - praga do algodão - pelo terceiro ano consecutivo ataca a soja. “O controle é difícil. Ela ataca as folhas e depois a vagem”, explica Benício Boeing, presidente do Sindicato Rural de Vera (MT).




Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco