Safra 2012/13: Precipitações ainda irregulares em importantes regiões produtoras

Publicado em 05/12/2012 18:48
O retorno das chuvas em alguns estados favorece o plantio e ajuda na recuperação da soja, mas precipitações ainda estão irregulares em importantes regiões produtoras.

Em Ourizona, no Paraná, em outubro produtores registraram 53 mm de precipitações, enquanto no mesmo período do ano passado volume foi de 190 mm. Mesma situação em novembro, com 65 mm, ante 150 mm de novembro de 2011. 

Segundo o produtor rural, William Trevizan, seca já compromete desenvolvimento vegetativo da soja e perdas já chegam a 10% da produção estimada. “Caso não chova até o final de semana, prejuízo pode ser maior”, afirma. 

Enquanto isso, na região de Balsas, no sul do Maranhão, chuvas estão regulares e favorecem desenvolvimento da soja, após um período de instabilidade climática que levou ao replantio de algumas localidades. 

Em Tapurah, no Mato Grosso, plantio da soja teve início com atraso devido à irregularidade das chuvas em setembro e outubro, prejudicando safrinha de milho, que não sofrerá redução de área, mas terá produtividade comprometida. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Silvésio de Oliveira, semeadura da safrinha deve acontecer até meados de março, embora janela ideal de cultivo vá até 20 de fevereiro. 

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco