China: Importações de soja devem aumentar a partir deste mês

Publicado em 23/05/2013 12:01 e atualizado em 23/05/2013 15:12

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou a venda de 115 mil toneladas de soja para a China. A entrega deverá ser feita na temporada 2013/14. Todas as operações que envolvem um volume superior ou igual a 100 mil toneladas para o mesmo destino no mesmo dia devem ser reportadas ao departamento. 

Segundo uma projeção da Oil World, as importações de soja da nação asiática, a maior importadora mundial de soja, pode aumentar 17% na temporada 2013/14 diante da necessidade dos chineses de recompor seus estoques. 

A consultoria alemã estima que a China importe 68 milhões de toneladas no novo ano comercial frente às 58,2 milhões importadas na safra 2012/13. "As compras chinesas de soja deverão começar a crescer a partir de março", afirmou a Oil World em uma nota. 

Os estoques de soja da China em 31 de julho de 2012 caíram para 8,2 milhões de toneladas, apresentando um recuo de 30% em relação ao ano anterior. 

"A reconstituição dos estoques de soja deverá ser uma prioridade diante de níveis tão baixos. As importações irão ter que crescer a um nível muito elevado não só durante o restante dessa temporada, como na próxima também", informou a consultoria. 

Além de estoques mais baixos, o que se espera também é que a produção de soja na safra nova seja menor do que a anterior. No ciclo 2013/14, os chineses deverão colher 11,9 milhões de toneladas contra as 12,6 milhões de toneladas da temporada anterior. 

Com informações da agência internacional Bloomberg. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS