Oil World estima crescimento menor nos estoques mundiais de soja

Publicado em 18/02/2014 18:19 e atualizado em 19/02/2014 09:26

O clima seco na América do Sul significa que os estoques mundiais de soja, provavelmente, irão crescer menos do que as projeções anteriores indicavam, disse a Oil World em um boletim divulgado nesta terça-feira (18). 

Os estoques globais da oleaginosa deverão ser 12 milhões e 13 milhões de toneladas maiores do que o número da safra anterior, segundo espera a consultoria alemã. Em janeiro, porém, essa previsão era de 16 milhões de toneladas. Os números da Oil World deverão ser atualizados novamente na próxima semana. 

A safra brasileira, estimada pelo governo em 90 milhões de toneladas, tem sofrido com um intenso déficit hídrico desde meados de dezembro, o que tem reduzido seu potencial produtivo em, pelo menos, um quarto da região produtora do país e também em algumas partes do Paraguai. 

Na Argentina, regiões como La Pampa e o sul de Buenos Aires também sofrem com o clima seco, enquanto outras localidades registram perdas de rendimento por conta do excesso de umidade, por conta, principalmente, do aparecimento de doenças típicas dessas condições climáticas.

"A produção de soja nesta safra ainda ficará acima do consumo, porém, o superávit será menor do que o previsto anteriormente", acredita a Oil World. 

Em janeiro, a consultoria estimou a safra mundial em 287,79 milhões de toneladas, com um aumento de 7,7% na temporada 2013/14. Os estoques mundiais, por sua vez, ainda estão projetados em 79,2 milhões de toneladas, contra 63,1 milhões de toneladas do ano anterior. 

Com informações da agência Bloomberg.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco