Soja: Pesquisa revela fatores de tomada da decisão pelos produtores no Brasil

Publicado em 04/06/2014 09:07
No ranking de critérios de investimento na lavoura, o fator Bom Preço na atual Safra lidera o ranking com 26,9%

A consultoria de SAFRAS & Mercado, através de seu Instituto de Pesquisas Agroeconômicas promoveu o estudo mais completo e fiel já realizado até hoje com os produtores de soja do Brasil. A iniciativa concretizou-se durante a Expedição Soja Brasil, realizada pelo Canal Rural e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), a qual contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT) e a consultoria de SAFRAS & Mercado. A pesquisa realizada pela consultoria servirá para o planejamento de toda a cadeia produtiva, tais como: planos de expedição geográfica, planos de expansão de produção, planos de investimentos em marketing, entre outros.

De acordo com o Ranking listado pelo Instituto de Pesquisas Agro Econômicas SAFRAS & Mercado, os fatores que os produtores levam em consideração na hora de decidir pela compra de um produto (insumos, defensivos, máquinas agrícolas, entre outros), em primeiro lugar está a Qualidade e Confiabilidade que a marca trás em sua história, com 23,2%. Em segundo lugar, com uma porcentagem de 12,2%, o maior fator na decisão é o Atendimento, seguido por Preço, com 11,2%, e Baixo Custo Operacional, com 8,7%.

Um dos questionamentos feitos aos produtores, também abordou o Ranking de Critérios que levam o produtor a investir na lavoura, que é liderado com 26,9% por Bons Preços na atual Safra. Por pequena diferença segue a Perspectiva de Bons preços, constando 21,8% no ranking. A inovação, os cenários futuros do mercado e subsídios do governo ficam em segundo plano na decisão quando o preço está em alta.

“A pesquisa permitiu compreender as necessidades dos sojicultores em cada região e ao mesmo tempo conhecer a sua intenção de compra em relação a determinados bens e serviços. Esta informação é de extrema relevância para toda a cadeia produtiva, para que a oferta e a necessidade dos produtores e empresas se encontrem”, explica Fernando Burgos, diretor geral de SAFRAS & Mercado.

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Fonte: Safras & Mercado

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