Na Argentina, soja de segunda etapa pode ter rendimentos próximos a 25 sc/ha

Publicado em 09/03/2018 11:55

Apesar da escassez de água pela qual o milho plantado mais cedo na Argentina transitou na metade de seu ciclo, as primeiras áreas colhidas possuem rendimentos que estão próximos dos 9500kg por hectare. A 15 dias de começar a colheita de soja de primeira etapa, são esperados alguns milímetros para completar o enchimento de grãos. Os cultivos de segunda etapa se deterioram a cada semana e já se percebe o temor de que algumas áreas não poderão ser colhidas.

O Dr. José Luis Aiello, especialista em climatologia, destacou que a escassez de chuvas no país será mantida até meados de março. Com uma mudança de circulação atmosférica, as chuvas devem restituir-se apenas no segundo semestre deste ano.

As primeiras áreas de milho estão próximas dos 9500kg

Avança a colheita dos milhos plantados mais cedo com resultados satisfatórios. Os rendimentos médios dos 60 mil hectares colhidos na região núcleo estão próximos dos 9500kg por hectare. O cultivo começou seu ciclo com boas reservas de água, embora a posterior escassez colocou em dúvidas os resultados que este alcançaria. Espera-se que, a medida em que a colheita avance, esses resultados ainda possam ser maiores.

Colheita da soja de primeira etapa se aproxima

Faltam de 15 a 20 dias para que a colheita da soja de primeira etapa comece efetivamente. As estimativas dos rendimentos médios rondam os 3300kg por hectare. 40% das áreas estão terminando de encher os grãos - assim, são esperados alguns milímetros para completar o processo.

80% da soja de segunda etapa entre regular a ruim

Cada semana que se passa a deterioração da soja de segunda etapa aumenta. 80% se classifica entre regular e ruim. 55% dos quadros estão iniciando a formação de sementes, enquanto 35% estão em plena frutificação. A grande quantidade de flores e vagens abortadas remetem a rendimentos que ficarão próximos dos 1500kg (25 sacas) por hectare.

O milho de dezembro poderá ser colhido?

O milho de segunda etapa e o milho tardio estão finalizando seu período mais crítico, a floração, sem água. Não somente as projeções nos rendimentos estão mais baixas como também há temor de que as áreas não poderão ser colhidas. No centro-sul de Santa Fe há áreas que já foram cortadas. Alguns lotes mais adiantados possuem espigas muito pequenas. Aumentam as dúvidas se os grãos poderão encher-se. Os mais otimistas falam de máximos de 6000kg por hectare, enquanto muitos estão em dúvida se os quadros poderão ser colhidos.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Bolsa de Comércio de Rosario

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja segue estável em Chicago nesta 5ª feira, após USDA dentro das expectativas
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelos novos números do USDA
Nota Oficial: FETAG-RS reafirma defesa dos agricultores contra cobrança abusiva de royalties na soja
Soja: Preços nos portos do Brasil ainda variam de R$ 127 a R$ 134/sc e poucas mudanças devem aparecer no curto prazo
Soja volta à estabilidade em Chicago após testar máximas em três meses nesta 4ª feira
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em fevereiro, mas ainda vê recorde